quinta-feira, 16 de junho de 2011

GRANDES CIENTISTAS

Louis Pasteur – Grande Cientista Francês

Nascido a 27 de Dezembro de 1822 na cidade de Dole, França.

Em 1829 - foi viver com os pais para Arbois onde iniciou os seus estudos. Quando jovem gostava de pintar e chegou a fazer alguns retratos da sua família. Aos dezanove anos decidiu deixar a pintura e dedicar-se aos estudos da física e da química. E em boa hora o fez! A humanidade deve-lhe muito com as suas descobertas.

Em 1848 – foi nomeado professor de química na Universidade de Strasbourg e casa com Marie Laurent

Em 1858 – Realiza uma pesquisa sobre a fermentação do vinho

Em 1864 – Cria o método da Pasteurização do leite

Em 1877 - Inicia a pesquisa sobre a febre puerperal (febre que matava milhares de mulheres após o parto) e a paralisia infantil (infecção viral causada pelo poliovírus que afecta o sistema nervoso e que pode originar paralisia e até morte)

Em 1880 – Pesquisa em diversos animais como galinhas, bezerros, vacas e coelhos a maneira de prevenir doenças infecciosas, epidemias, contágios e finalmente uma vacina que vai permitir atenuar os efeitos desses males.

Em 1883 – A grande descoberta do vírus da raiva e o da cólera.

Em 1888- É fundado o Instituto Pasteur em Paris (hoje existem no mundo cerca de 30 institutos).

Em 1895 – a 28 de Setembro morre em Villeneuve-L Etange. Julga-se que a causa da sua morte terá sido contaminação pelos microrganismos de ar saídos de um balão que se partiu durante uma experiência.

Louis Pasteur viveu toda a vida com grande simplicidade. Homem dedicado à família e ao estudo contribuindo para a evolução da medicina preventiva, dos métodos cirúrgicos (graças a este homem começaram a esterilizar o diferente material hospitalar), das técnicas de obstetrícia, ajudou a indústria de bebidas fermentadas (exemplo a cerveja)

Do muito que fez pela ciência o governo do seu país prestou-lhe um "grande reconhecimento" dando-lhe uma modesta pensão.

Curso EFA – NS

Turma A

Formanda: MGC